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4º ENCONTRO: 3ª WEB CONFERENCIA DO GEPECENF – FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
As reuniões mensais do Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPECENF) passaram a ser no formato virtual desde o último mês de maio. A terceira edição de 2020 foi realizada no dia 02 de julho, como habitualmente ocorre, na primeira quinta-feira de cada mês. O tema escolhido para esta web conferência foi “A formação de professores alfabetizadores, suas múltiplas determinações e possibilidades de seu vir-a-ser” proferido pela professora Dra. Sônia Cláudia Barroso da Rocha, doutora em educação pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas.
A palestrante atua como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Histórico-Cultural, Infância e Pedagogia. Ainda executa atividades com Processos de Alfabetização de Crianças, Metodologias e Didática da Alfabetização. A Dra. Sônia Rocha é professora alfabetizadora e formadora do Programa de Tutoria Educacional da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED).
A relação da palestrante com o GEPECENF começou quando a pesquisadora ingressou no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA e teve o líder do grupo, professor Dr. Augusto Fachín Terán como orientador da dissertação. Como resultado da pesquisa foi publicado o livro “O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de Ciências” que tem sido usado como referência na lista de obras relacionadas para leitura no processo de seleção para o referido mestrado.
Durante a exibição, a palestrante apresentou sua tese de doutorado, cujo problema de pesquisa trata das condições histórico-culturais da formação de professores alfabetizadores no Brasil, de modo geral, e em uma escola municipal de Manaus, em particular, para promover a apropriação dos conhecimentos sobre o processo de alfabetização infantil, na perspectiva da formação do pensamento conceitual dos professores.
Em sua tese, a professora Dra. Sônia Rocha, evidenciou o quanto é importante o tema para a reflexão da formação do professor. Há uma necessidade de mudança nas condições de trabalho a fim de melhorar o desenvolvimento dos professores em suas tarefas laborais e consequentemente reverter isso em prol das crianças em processo de alfabetização.
E para prestigiar a convidada, além dos integrantes do GEPECENF, tivemos também uma plateia virtual composta por professores da educação infantil e básica de escolas da SEMED e SEDUC. O público, no terceiro momento da web conferência, pode participar interagindo com a palestrante, numa troca de ideias que torna o encontro mais crítico e enriquecedor.
Como tradicionalmente ocorre em todas as reuniões, o professor Dr. Augusto Fachín Terán apresentou aos integrantes do GEPECENF um resumo dos avanços nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo no último mês. Artigos publicados ou aprovados, participações em eventos da área do ensino de Ciências e ações de interação com o público em mídias sociais foram alguns dos destaques expostos pelo líder do grupo, que ressaltou a importância do trabalho em parceria na Ciência, sem o qual os avanços não aconteceriam. É preciso melhorar mais o ensino por meio das colaborações que possibilitam conhecer mais a Amazônia e aplicar os conhecimentos aprendidos na academia: “Na Ciência, não basta descobrir, é preciso contar aos outros o que você descobriu”, finalizou o Dr. Augusto Fachín Terán.
Portanto, fica o convite a todos que acompanham o trabalho do GEPECENF no site do grupo e nas diversas mídias sociais das quais ele faz parte. Nelas será possível saber a data da próxima reunião virtual, onde será apresentado um novo tema voltado à educação, ao ensino e aos espaços não formais, assuntos constantemente explorados nos debates dos encontros mensais.