estudar para vencer
Sobre o Grupo de Pesquisa
O Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais -GEPECENF, esta vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, situado na Escola Normal Superior, Manaus-AM. Propõe-se a estudar e investigar temáticas em Educação e Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio das discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global, e problematizando essas temáticas por meio de produção de conhecimentos e materiais vinculadas as mesmas. Os Espaços não Formais são fontes de diversidade de conteúdos para a Educação em Ciências nas formas da Educação Formal, Informal e Não Formal, desta forma é importante conhecer estes espaços e estudar as possibilidades didáticas da integração destas formas de Educação. A região amazônica onde o grupo desenvolve suas atividades possui uma grande diversidade de ambientes para o Ensino de Ciências Naturais (Biologia, Química, Física, Geologia, entre outras ciências). Estes espaços fora da sala de aula conhecidos como Espaços Não Formais ocorrem em ambientes urbanos e rurais, como capital e no interior do Estado, e são foco permanente de estudo para os integrantes do grupo.
Líder fundador do Grupo: Dr. Augusto Fachín Terán (in memoriam)
Líder do Grupo: Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida
Vice-Líder do Grupo: Dr. Saulo Cézar Seiffert dos Santos
LINHAS DE PESQUISA
Ensino de Ciências em Espaços não Formais
Propõe-se a estudar e investigar temáticas no Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, por meio de discussões metodológicas educacionais numa realidade complexa da formação crítica do ser humano num contexto global.
Ensino de Ciências e Divulgação Cientifica
Analisa os impactos da divulgação do conhecimento científico construído a partir dos espaços não formais, na condição de foco investigativo, dentre eles a mídia, os museus, as mostras de ciência e tecnologia, etc.
Ensino em Saúde, Meio Ambiente e Ciências
Objetiva desenvolver pesquisas a partir de processos educacionais sobre educação para o meio ambiente, saúde e ciências, tomando como referencial, tanto o proposto em currículos, programas e projetos educacionais, quanto aos resultados decorrentes de suas aplicações, considerando como referências norteadoras as temáticas contemporâneas das ciências para efeito de proposição e adoção de medidas transformadoras do ensino.
Ensino de Ciências, suas Metodologias e Tecnologias
Esta linha objetiva o desenvolvimento de pesquisas sobre alternativas metodológicas e Tecnológicas, para a melhoria dos processos educacionais em Educação e Ensino de Ciências em espaços educativos amazônicos.
COMO PARTICIPAR
Frequentando as reuniões mensais onde são apresentados:
- As produções cientificas dos integrantes do grupo,
- Estudo de temas sobre Educação e Ensino de Ciências;
- Prévias de Exames de Qualificação e Dissertações;
- Palestras presenciais e virtuais
QUEM PODE PARTICIPAR
- Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Professores do Ensino Básico.
LIVROS PRODUZIDOS
O grupo já produziu 13 obras: O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências (2010); Elementos da Floresta: recursos didáticos para o ensino de ciências na área rural amazônica (2010); Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais Amazônicos (2013); Ensino de Ciências em Espaços Não Formais (2014); Ensino de ciências em espaços educativos: conservação dos recursos hídricos. (2013); Guia de Visitas a Espaços Não Formais Amazônicos (2014); O Potencial Pedagógico dos Espaços Não Formais da Cidade de Manaus (2014); O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos (2015); Alfabetização ecológica em espaços educativos utilizando o tema da água (2015); Educação Científica Utilizando o Tema dos Quelônios Amazônicos (2015); Os espaços educativos e a alfabetização científica no ensino fundamental (2015); Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas (2016); Despertando o sentimento de pertença nas crianças em relação à água (2019).
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: abordagens científica e educacionais, utilizadas na práxis educativa. Inicio 2016. Dr. Augusto Fachín Terán.
ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS USANDO ELEMENTOS DA FAUNA AMAZÔNICA. Inicio 2018. Dr. Augusto Fachín Terán
Publicações sobre Ensino de Ciências
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
—————
ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA
—————
ANALOGIAS E METAFORAS
—————
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
—————
BOSQUE DA CIÊNCIA DO INPA
—————
CORREDOR ECOLÓGICO URBANO DO MINDU
—————
DISSERTAÇÕES
—————
DIVULGAÇÃO CIENTIFICA
—————
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA & LENTES DO COTIDIANO
—————
Novidades
—————
CARTA DE AGRADECIMENTO AOS REVISORES DA REVISTA ARETÉ
—————
DISCURSO DO DR. AUGUSTO FACHÍN TERÁN NA CERIMÔNIA DE POSSE DO NOVO COORDENADOR DO PPGEEC
—————